sexta-feira, 28 de julho de 2017

Rumo ao oriente


A seleção nacional de sub/24 feminina de basquetebol conclui amanhã, na cidade de Beja, a primeira de três etapas de preparação tendo em vista a sua participação na 29.ª Universíada de Verão, que se realizará em Taipé (Taiwan), de 19 a 30 de agosto próximo.

Texto e foto Firmino Paixão

O conjunto nacional, liderado pelo técnico Ricardo Vasconcelos, trouxe a Beja um conjunto de 14 atletas, de nove clubes, que voltarão a reunir-se para a realização de mais dois estágios, na cidade de Pombal, antes de rumarem a Taipé, no dia 13 de agosto.
A meio da semana chegou a Beja, também, a seleção nacional sub/18 feminina, que terminará amanhã igualmente um período de preparação de quatro dias, em que teve a oportunidade de realizar dois jogos com a sua congénere sub/24.
Os estágios destas equipas nacionais na capital do Baixo Alentejo foram apoiados pela Câmara Municipal de Beja e pelo Beja Basket Clube. Sobre este importante evento desportivo em que Portugal vai estar representado, o selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, explicou ao “Diário do Alentejo”: “As Universíadas são, basicamente, os Jogos Olímpicos de estudantes universitários. Estamos a falar de medalhados olímpicos e coisas no género, é um evento com uma dimensão muito grande”. E revelou que: “A Federação teve a ideia de trabalharmos em Beja, porque estivemos aqui este ano com uma seleção mais jovem, gostámos do que vimos e gostamos também que toda a gente veja o que estamos a fazer”, disse, pormenorizando que, “obviamente, quando se trabalha junto ao litoral, as pessoas, como as de Beja, terão mais dificuldade em ver o nosso trabalho, portanto, disponibilizámo-nos para que todos os treinadores passassem aqui pelo pavilhão e pudessem falar connosco, para perceberem como é que trabalhamos”.
Já quanto aos objetivos que o conjunto nacional levará para Taiwan, além de uma forte ambição, o técnico adiantou: “É muito difícil estabelecer isso, porque, se calhar, como nós, outras seleções não conseguirão cooptar todas as jogadoras que são universitárias. Não sabemos, exatamente, qual é a adversidade que vamos encontrar, sabemos que é altíssima, obviamente que falamos de equipas como o Canadá, o Japão e a Coreia do Sul, que estão no nosso grupo”. O técnico adiantou ainda: “Temos a certeza que existirá qualidade, porque são equipas que estão habituadas a jogar mundiais, coisa que nós não estamos, por isso é difícil traçar aqui hoje um objetivo, porque não tivemos ainda hipótese de observar a qualidade de quem vamos defrontar”. Contudo, sublinhou, “somos ambiciosos e vamos jogar de forma muito séria, desde logo, porque temos que dignificar o País. A seleção é de universitárias, mas é nacional, é uma amostra das jogadoras que atuam na liga ou que jogam no estrangeiro, mas que estudam, portanto, não nos resta outra hipótese senão sermos o mais sérios possível”.
Sobre a presença da seleção sub/18, com a qual disputou dois jogos no Pavilhão de Beja, Ricardo Vasconcelos sublinhou: “Nesta altura do ano é sempre muito difícil conseguir jogos, tivemos dificuldade em conseguir jogos treino e como tínhamos uma equipa de sub/18 a acabar o estágio de preparação para o Europeu, para elas veio muito a jeito ter jogado connosco, porque puderam limar as últimas arestas e ver como estão preparadas iniciar uma competição como o Europeu sub/18. Para nós foram dois jogos que vieram bem a calhar, porque irmos para uma prova destas sem ritmo competitivo, seria muito complicado”.
Uma oportunidade de ouro, concordou o técnico nacional, para os atletas locais vivenciarem experiências diferentes e conviveram com jogadoras de grande gabarito: “Sem dúvida, aos jogadores e jogadoras o que lhes interessa é ver atuar as referências, estão aqui algumas das melhores jogadoras do País e, acima de tudo, as melhores desta idade, universitárias, que serão uma referência para os jovens atletas locais, podendo até, além de as verem jogar, aproveitarem a oportunidade de estarem com elas, conviverem, fazerem fotografias. Foi, certamente, uma grande oportunidade para ajudar também no crescimento desses atletas”, concluiu.


Seleção nacional de sub/24 femininos
: CRCQ Lombos (3): Ana Carolina Rodrigues, Carolina Gonçalves e Josephine Filipe; Marian University, (EUA) (2): Jéssica Almeida e Joana Soeiro; Académico FC (2): Isabel Costa e Joana Cortinhas; AD Vagos (2): Inês Pinto e Joana Canastra; SL Benfica (1): Inês Viana; Olivais FC (1): Ana Granja Santos; Gdessa (1): Maianca Umabano; CJ Boa Viajem (1): Sara Ressureição; AD Ovarense (1): Sofia Pinheiro. Comitiva – dirigente: Sidónio Fernandes. Selecionador: Ricardo Vasconcelos. Treinadores convidados: Roberto Simões e José Guerreiro. Team manager: Inês Antunes. Fisioterapeuta: Ana Bárbara Rol.

Fonte: http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário