quarta-feira, 29 de junho de 2016

Orçamento da FPF aprovado por unanimidade

A Assembleia Geral da FPF aprovou esta quarta-feira o seu orçamento e plano de atividades para a época 2016-2017. Grande aposta no futebol de formação.
FPF
As contas para a próxima época e o plano de atividades foram aprovados por unanimidade dos 57 delegados presentes, esta quarta-feira, em reunião da AG da FPF, realizada na Cidade do Futebol.

No exercício correspondente ao período 1 de Julho de 2016 e 30 de Junho de 2017, a FPF orçamenta 43,433 milhões de euros em receitas e 43.410 milhões de euros em despesas, prevendo um saldo positivo de  22 mil euros.

Comparando com exercício de 2014/2015, época em que igualmente não estiveram inscritos no orçamento rendimentos relacionados com os prémios de participação da Seleção Nacional AA em fases finais de Campeonato do Mundo ou da Europa, verifica-se um aumento de 25 por cento quer das receitas quer das despesas federativas.

No capítulo do investimento, verifica-se uma grande aposta no futebol mais jovem. Os escalões de formação masculinos, entre os sub-15 e os sub-20, as seleções olímpicas e de sub-21 terão um orçamento global de 4,7 milhões de euros mais 1,8 milhões do que no orçamento 2014/2015. A FPF, no comparativo dos dois exercícios, aumentou em 65 por cento o investimento nas suas seleções de base no futebol de onze.
No documento hoje aprovado o organismo conta gastar cerca de 13 milhões de euros na gestão das Seleções Nacionais, mais 4 milhões de euros do que no exercício de 2014/2015 (crescimento de 44%). A principal fatia orçamental está destinada à Seleção Nacional AA (3,9 milhões de euros), seguida da Seleção Nacional sub-21, (1,7 milhões de euros), Seleção de Futsal ( 800 mil euros)  e Seleção Olímpica (700 mil euros). A Seleção Nacional feminina, a Seleção Nacional de Futebol de Praia, atual campeã do mundo, e as congêneres masculinas de sub-17 e sub-19 têm orçamentos a rondar os 600 mil euros.
Na formação feminina, os números também são esclarecedores: a FPF gastará um milhão de euros nos escalões de sub-19, sub-18 e sub-17, quando em 2014-2015 o investimento se quedou pelos 600 mil euros.
Um dos grandes destaques deste documento é a redução de custos com pessoal. O orçamento 2016-17, inclui 13,3 milhões de euros em despesas com serviços de estrutura e pessoal da FPF. Este número representa uma poupança de quase um milhão de euros em relação ao último orçamento (época 2015/2016). 
No capítulo das comparticipações a clubes e sócios e distribuição aos clubes de prémios relativos à participação da Taça de Portugal, a FPF prevê distribuir quase 5 milhões de euros, dos quais 3,5 milhões estão reservados à Prova Rainha do futebol. Ainda no capítulo dos gastos com a organização de competições desportivas, a FPF reservou 9,1 milhões de euros, com 5,7 milhões direcionados aos custos com a arbitragem.

O documento detalha ainda os valores previstos até 30 de Junho de 2016, com rendimentos  de 53,7 milhões de euros e gastos previstos de 53,6 milhões de euros (saldo positivo de cerca de 82 mil euros).

Na mensagem dirigida aos sócios da AG da FPF, Fernando Gomes, aponta como “primordial ambição ter resultados desportivos que acompanhem a política de rigor financeiro” da FPF.

Vincando que a Cidade do Futebol abriu um novo paradigma na relação da FPF com  “as suas seleções, jogadores, treinadores, dirigentes, associados, funcionários, parceiros comerciais ou patrocinadores”, Fernando Gomes aponta como principais metas o aumento do número de praticantes federados, dos jogos e das competições sob sua égide, além do “crescimento desportivo das vinte e três Seleções Nacionais ou no desenvolvimento do futebol feminino, futsal e futebol de praia.”

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e a participação da equipa olímpica de futebol, a fase final do Mundial de Futsal da Colômbia, as qualificações para o Mundial de Futebol feminino de França, para o Mundial de Futebol de Praia das Bahamas e para o Campeonato do  Mundo da Rússia, assim como a fase final do Campeonato da Europa de sub-19 2016 e as respetivas qualificações para os Europeus sub-17 e sub 19, masculinos e femininos, da próxima época são alguns dos eventos esportivos destacados pelo Presidente da FPF na sua mensagem aos sócios.  

O Presidente federativo sublinha ainda os investimentos direcionados para as competições e a melhoria das condições para jogadores, treinadores, árbitros e dirigentes. Finaliza a sua intervenção com um compromisso: “Estamos certos de que uma gestão cuidada dos nossos recursos, despesas e investimentos permitirá continuar a escrever a nossa história como instituição cada vez mais solidária”.

Na reunião da Assembleia-Geral da FPF  foram igualmente ratificados por unanimidade os novos regulamentos de Arbitragem e Disciplina da Liga Portuguesa de Futebol de Futebol Profissional.  
 Fonte: FpF.Pt

Sem comentários:

Enviar um comentário