Andreia Veiga tem 26 anos, uma carreira longa no futebol, mas nunca jogou pela Seleção A. Matilde Figueiras, de 19 anos, esteve na última edição da Algarve Cup, mas não chegou a atuar pela Equipa das Quinas. 
Em conversa com o fpf.pt, as duas jogadoras assumiram a vontade de representar Portugal em jogos oficiais e anteciparam o encontro de quinta-feira com o Montenegro.
"Sinto que este é o meu ano de afirmação", começou por dizer Andreia Veiga, que não esperava estar entre as eleitas de Francisco Neto para "dois jogos tão importantes" de qualificação para o EURO-2017 [Montenegro e Espanha]: "Por isso fiquei lavada em lágrimas quando soube da convocatória. Lágrimas de felicidade! Estou feliz".
Andreia Veiga promete "muito trabalho para conquistar um lugar" na armada lusa. "Espero ser uma mais-valia para a equipa. Vou dar o máximo todos os dias", vincou a jogadora do Clube Futebol Benfica, que passou pelo escalão sub-19 da Equipa das Quinas entre 2006 e 2008. 
Matilde Figueiras disse que se esforçou "muito" para despertar a atenção da equipa técnica de Francisco Neto. Ainda que tenha sido uma peça nuclear no apuramento das sub-19 para a Ronda de Elite de acesso ao Europeu da categoria, garante que "sonhava há algum tempo" com a promoção às AA. 
"Queria muito isto. Sinto-me naturalmente no topo do Mundo, por estar no lote das 20 melhores jogadoras de Portugal", afirmou a jovem defesa, disponibilizando-se para ajudar "em qualquer posição, seja na defesa ou no meio-campo".
Ambas esperam "muitas dificuldades" no encontro de quinta-feira. Porquê? "A este nível não há jogos fáceis. Menosprezar o Montenegro poderá revelar-se contraproducente", explicou Matilde Figueiras, dizendo que Portugal "tem de encarar o jogo como se fosse uma final". 
Ainda assim, Andreia Veiga confia nos argumentos do conjunto luso, que tentará garantir a sua primeira vitória na fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2017: "Vamos estudar muito bem o Montenegro para sairmos do jogo com os três pontos. Estamos fortes, temos um grande espírito de entreajuda e acreditamos que vamos ganhar." 
Veja as entrevistas das internacionais portuguesas em vídeo:

 Treino no palco do jogo
As comandadas de Francisco Neto cumpriram esta terça-feira mais um treino a pensar no encontro com o Montenegro. A sessão decorreu no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, precisamente o palco que irá receber o próximo compromisso da equipa.
A avançada Jéssica Silva trabalhou à margem do plantel, devido a uma mialgia de esforço, mas deve recuperar a tempo de participar no embate com os montenegrinos. 
Para quarta-feira, está agendado novo apronto,  desta feita no Estádio Nacional, no Jamor. Antes dos preparos, o Selecionador Nacional irá fazer a antevisão do jogo com o Montenegro, em conferência de imprensa.  
Jogadoras elegem melhor onze feminino do Mundo 
O segundo dia da comitiva lusa ficou marcado pela visita especial de Carla Couto, em representação do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).
A antiga internacional portuguesa, e embaixadora da FPF para o futebol feminino, entregou às jogadoras um boletim de voto para a eleição do Melhor 11 feminino do ano. Trata-se de uma iniciativa promovida pela FIFA em conjunto com a FIFPro (sindicato mundial de futebolistas profissionais), na qual participam jogadoras de várias partes do Mundo. 
O Melhor Onze feminino mundial será revelado a 11 de janeiro de 2016, durante a gala da FIFA que decorrerá em Zurique, na Suíça, e na qual será atribuído o Ballon D'or.
Fotos: FPF/Diogo Pinto
Fonte: FpF.PT