sábado, 28 de novembro de 2015

90 Anos de Memórias e Relatos”


Associação

"90 Anos de Memórias e Relatos”

O livro "90 Anos de Memórias e Relatos - Os Clubes, a sua Criação e Trajetórias" de José Saúde, foi hoje apresentado na Biblioteca José Saramago
No âmbito das comemorações do 90.º aniversário da AFBeja foi apresentado esta sexta-feira, dia 27 de novembro de 2015, na Biblioteca Municipal José Saramago em Beja, o livro "90 ANOS DE MEMÓRIAS E RELATOS - OS CLUBES, A SUA CRIAÇÃO E TRAJETÓRIAS", da autoria do jornalista José Saúde.
Estiveram presentes, José Saúde, autor da obra, Luís Covas Lima, autor do prefácio, Carlos Rias, jornalista do jornal "A Bola", Dr. Francisco Cravo, Prof. José Luís Ramalho, presidente da AFBeja e Dra. Paula Santos, diretora da Biblioteca.


    FOTOGALERIA clique na foto
90 anos de memórias e relatos
.
Foi a diretora da Biblioteca José Saramago que começou por agradecer a presença de todos na "casa dos livros e da cultura". 
O presidente da AFBeja, lembrou que a passagem do nonagésimo aniversário da AFBeja é um marco histórico e a direção da associação à qual preside entendeu que o lançamento de um livro que relatasse a evolução do futebol no distrito, os clubes e a sua evolução ao longo dos tempos, seria uma forma assinalar mais uma página da sua história. O desafio foi lançado ao Jornalista José Saúde, um homem do futebol.
Luís Covas Lima, autor do prefácio, referiu que a obra é um testemunho histórico dos clubes, desde a sua origem. É uma obra excecional que perpetua o futebol distrital, é uma enciclopédia viva de todos os clubes.
Referiu que é uma honra estar associado aos 90 anos da associação, iniciativa que exalta de sobremaneira o futebol, o associativismo, os clubes, os dirigentes, os árbitros e os adeptos de alma e coração.
Só um homem com o perfil do José Saúde, poderia concretizar tamanho trabalho de pesquisa e investigação.
É um livro de sentimentos, de nostalgia e de recordações, mas que acima de tudo, endereça a capacidade de união dos homens em prol de resultados.
É uma homenagem e um tributo à AFBeja e aos seus dirigentes, aos seus filiados, às individualidades e coletividades que se destacaram.
O Dr. Francisco Cravo, saudou a AFBeja e tão louvável iniciativa. Saudou os 113 clubes do distrito e os milhares de dirigentes que ao longo dos tempos contribuíram para a evolução do futebol distrital. Recuou no tempo e contou algumas memórias. Falou do associativismo à data da fundação da associação e do afeto e amor aos clubes de outrora.
Recordou a obra de Melo Garrido.
O grande testemunho do José Saúde, enriquece a história do futebol distrital.
A AFBeja sela os 90 anos da sua história com esta obra.
Carlos Rias, jornalista do Jornal “A Bola”, um alentejano da Mina de São Domingos, agradeceu o convite da AFBeja e ao autor da obra, um homem dos livros, da escrita e do futebol. Recordou o futebol no distrito, das suas dificuldades, dos efeitos da interioridade e da desertificação que se tem acentuado nos últimos anos.
Recordou Rosa Santos, Veiga Trigo, Teixeira Correia e outros homens do futebol.
Lembrou a obra de José Saramago “Levantado do Chão” que retrata a luta das pessoas e dos seus sacrifícios. Um livro sobre o Alentejo. 
Recordou a falta de apoio ao futebol no interior, a falta de industrias, o desaparecimento de clubes históricos. 
Por fim, José Saúde, autor do livro “90 Anos de Memórias e Relatos - Os Clubes, a sua Criação e Trajetórias", disse ter aceitado o desafio lançado pela AFBeja para escrever um livro sobre os clubes, sobre o seu passado, a sua história, porque era mais um desafio aliciante.
Depois dos livros, volumes I e II de “Glórias do Passado”, faltava um livro que trouxesse à estampa a história dos clubes, a sua criação e trajetórias.
Recuar aos primórdios e desvendar mistérios, não foi tarefa fácil. A obra de Melo Garrido - História do desporto no distrito de Beja, foi um importante legado para a concretização da obra.
Recordou que o futebol chegou a Beja em 1906 e que as eiras eram os espaços onde se jogava futebol. Foi nas eiras que se formaram grandes jogadores.
O livro que agora se apresenta, é um documento que fica para memória futura. É um livro que a AFBeja certamente ficará honrada.  
Fonte: AFBeja.com

Sem comentários:

Enviar um comentário