segunda-feira, 25 de maio de 2015

5 Perguntas a ... Luís Ralha. 1º Classificado C3C


1 - Quando saíram as classificações da época, qual foi o primeiro sentimento que te ocorreu?
Luís Ralha - O primeiro sentimento, foi uma explosão de alegria, de objectivo alcançado!
No grupo em que estou inserido C3C não é fácil ficar em 1º lugar, dado haver excelentes árbitros e experientes, como o Edgar Gaspar que já andou algumas épocas nos campeonatos nacionais 3ª e 2ª Divisão e do grande Arbitro que foi e ainda o é Luís Lameira, que chegou à 1ª liga, e que com quem tive a honra de andar como assistente durante alguns anos na 2ª e 3ª divisão Nacional.
Mas nunca baixei os braços, pode parecer mentira mas esta foi a época em que mais me dediquei, treinei bastante e muito estudei, por isso o 1º lugar.


2 - Qual foi o ponto alto da tua carreira?
L.R. - Eu tinha muitos pontos altos para falar, mas destaco um jogo como assistente do Luís Lameira num jogo internacional, entre as selecções de sub 21 entre Portugal e a Suiça,que se realizou em Beja em 2001.


3 - Estás há 20 anos no activo, és o terceiro árbitro mais antigo em actividade na A.F.Beja. Faz-nos um resumo da tua carreira.
L.R. - As minhas 3 primeiras épocas foram só jogos no distrital onde ganhei algum traquejo, a partir da 4ª época comecei a acompanhar o Luís Lameira na 2ª divisão Nacional, tendo saído da equipa dele quando subiu à 1ª Liga, nessa altura passei para a equipa do Manuel Costa, com quem andei uma época. Na época seguinte passei a andar com o Marco Trombinhas, com quem andei só uma época, na época seguinte uma vez que o Luís Lameira desceu da 1ª Liga para a 2ª divisão Nacional, voltei novamente para a equipa dele onde andei até ele ter descido aos distritais.
Também fiz alguns jogos na 3ª Divisão com  o Filipe Aurélio, António Coimbra e Edgar Gaspar, e agora por último também tenho feito alguns jogos com  Marisa Sousa e com o Bruno Vieira.
Esta época de 2014/15 acompanho o Ricardo Diogo como assistente, sendo ele Estagiário no campeonato nacional de seniores.
Com todos eles tive muito prazer de fazer jogos e com todos eles aprendi alguma coisa.


4 - Perto dos 43 anos de idade que objetivos te faltam atingir ?
L.R. - Um dos objectivos que me faltam atingir, era fazer jogos da 1ª e 2ª liga como assistente mas sei que ja não vai ser possível.


5- Como vês o estado actual da arbitragem bejense, deixa uma mensagem a todos especialmente para os mais jovens.
L.R. - Vejo que estamos no bom caminho e acho que este ano vamos ter surpresas agradáveis a nível Nacional! Temos bons valores tanto a nível nacional como Distrital.
Aos mais novos deixo lhe a seguinte mensagem "se querem seguir a carreira de arbitro e ir longe então que trabalhem muito, dediquem-se e estudem muito, treinem bastante e que sejam humildes, oiçam os mais velhos".
Aos mais velhos lhes digo que sejamos todos um só, nada de intrigas e que nos demos todos bem uns com os outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário