Aproxima-se a estreia da Seleção Nacional feminina na 22.ª Algarve Cup. Pela frente, a Equipa das Quinas (42.ª classificada do ranking FIFA) terá as seleções da França (3.ª), Japão (4.ª) e Dinamarca (16.ª), naquela que será a edição mais competitiva de sempre para as cores lusas.
Analisando todos os adversários, Cláudia Neto confirma a ideia de um Mundial em casa e de uma oportunidade única de defrontar as melhores seleções com as melhores jogadoras. "Ainda não tivemos oportunidade de disputar um Mundial, por isso esta Algarve Cup acaba por ser o nosso próprio Mundial, como toda a gente diz. Vamos ter cá muitas das equipas que se apuraram para a fase final deste ano, vamos ter a oportunidade de as ver em ação, de jogar contra elas, e aqui está a principal novidade, e de sentir um pouco da pressão que se sente numa competição com a dimensão de uma fase final de um Europeu ou de um Mundial."

Mesmo tendo em conta a diferença de experiências e de posições entre as seleções nacionais que participam na prova e a Equipa das Quinas, a sub-capitã portuguesa recusa o título de 'outsiders'. "Não somos 'patinhos feios'. Somos uma equipa com qualidade e potencial para evoluir, por isso não vamos entregar o jogo de bandeja. Queremos aprender e espero que as coisas nos corram pelo melhor para que possamos sair de cá com uma experiência agradável, independentemente dos resultados. Admito que sejamos a equipa que mais tem a aprender com toda esta experiência, mas não nos vejo como 'patinhos feios'."

A revisão do modelo competitivo da Algarve Cup mereceu um destaque positivo nesta conversa e é apontada como fator extra de motivação para quem anseia lutar pelo título. "O facto de qualquer seleção poder chegar à final e disputar o título funciona como motivação extra para as equipas que participam e acredito que traz mais valor à prova. Este ano, qualquer seleção ambiciona chegar ao título. Nós, já traçámos o nosso principal objetivo: aprender e sair de cá com uma bagagem mais rica. Este será um desafio muito grande para todas as jogadoras que vão defrontar as melhores seleções, as melhores adversárias e, espero eu, num ambiente de grande competição."

A Seleção Nacional prossegue com os trabalhos de preparação com vista à estreia na Algarve Cup, agendada para as 18h00, desta quarta-feira, no Parchal diante da França.

A sessão de treino prevista para o Estádio Capitão Josino da Costa, em Lagoa, na tarde desta segunda-feira, decorrerá no Hotel Tivoli Carvoeiro.
Para consultar o Mapa de Internacionalizações da Seleção Nacional, clique aqui.


Confira o programa completo da Equipa das Quinas aqui (Dossiê de Imprensa).
Fonte: FpF.PT